Ajuda

Na plataforma online Museus da Madeira pode aceder às coleções dos seguintes Museus tutelados pela DRC, Museu Quinta das Cruzes, Casa-Museu Frederico de Freitas, Museu Etnográfico da Madeira, Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's. Esta página destina-se a facilitar a navegação e a pesquisa no website e assim aceder mais facilmente à informação.

Entrada

Na página de entrada da plataforma online Museus da Madeira pode fazer pesquisas simples e aceder a todas as funcionalidades do website.

Pesquisa

Na plataforma online Museus da Madeira poderá efectuar a pesquisa através das seguintes modalidades:

  • Pesquisa livre
  • Pesquisa orientada
  • Pesquisa avançada

O motor de busca não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas e os carateres acentuados não são tidos em conta, o que significa que pesquisar por «vilao» ou «Vilão», «texteis» ou «Têxteis» irá produzir o mesmo resultado.

Independentemente do modo de pesquisa escolhido, a ordenação primária dos registos obtidos será efetuada por ordem alfabética da Denominação ou Título.

As opções dos diversos critérios da Pesquisa orientada e da Pesquisa avançada são selecionados através de check-box, com excepção do critério Autor que se apresenta em campo multiselecção em tabela contendo todos as entidades.

A Pesquisa livre consiste num campo de texto que permite a busca de informação, de forma livre, através da inserção de um termo e retornará todos os registos de património móvel, imaterial, imóvel, fundos documentais e exposições online que contenham o termo pesquisado.

A Pesquisa orientada permite o acesso aos conteúdos através da utilização de critérios de pesquisa simples ou combinados resultando num refinamento gradual dos resultados. Esta Pesquisa incide transversalmente sobre todos os Museus ou apenas sobre uma das instituições.

Pesquisa por Museu

Permite obter todos os registos de património móvel, imaterial, imóvel, fundos documentais e exposições online do Museu seleccionado.

Pesquisa por Património

Permite seleccionar os registos de património móvel, património imaterial, património imóvel e fundo documental de todos os Museus ou de um Museu combinando o critério anterior.

Exemplo:

Retorna todos os registos de património imóvel disponibilizados por todos os Museus

Se em Museus tiver selecionado um Museu, por exemplo Museu Quinta das Cruzes, e em Património escolher

Retorna todos os registos de inventário do Património Móvel disponibilizados pelo Museu Quinta das Cruzes.

Pesquisa por Supercategoria

Permite seleccionar os registos de inventário do património móvel pelo nível máximo de classificação tipológica consoante a área disciplinar de referência para o seu enquadramento: Arqueologia, Arte, Ciência e Técnica, Etnologia, História Natural Ciências da Vida e História Natural/Ciências da Terra, de todos os Museus ou de um Museu combinando com o critério anterior Museus.

Pesquisa por Categoria

Permite seleccionar os registos de património móvel, património imaterial, património imóvel e fundos documentais pelo segundo nível de classificação de todos os Museus ou de um Museu combinando com o critério anterior Museus e com o tipo de Património. Ao escolher um tipo de Património são mostradas as Categorias ou Tipos referentes a esse Património dos registos disponibilizados.

Exemplos:

Património:

Supercategoria:

Categoria:

Património:

Categoria:

Pesquisa por Autor

Permite recuperar todos os registos de inventário de todos os Museus ou de um Museu relativos a um Autor, Fabricante, Editor ou Produtor. Caso se encontre disponível, através deste modo de pesquisa acederá também à respetiva nota biográfica ao clicar num dos registos obtidos sobre o nome pretendido.

Para maior refinamento dos autores a pesquisar deve previamente delimitar as Supercategorias e as Categorias a pesquisar.

Pesquisa por Detalhes

Permite recuperar todos os registos de inventário, de todos os Museus ou de um Museu, através da seleção dos seguintes critérios:

Por Denominação/Título:

Pesquisa pela denominação do objeto, constituída pela sua designação formal (ex: ampulheta, harpa, vestido, relógio, etc.), de uma manifestação do património imaterial, de um imóvel ou de um fundo documental ou pelo respetivo Título, quer o originalmente atribuído pelo autor, quer outro pelo qual o bem tem vindo a ser identificado ao longo do tempo.

Por Local de produção:

Pesquisa pelo contexto de produção em que o bem foi produzido, construído (ex: país, cidade, centro de produção, etc.), pelo ou pelo contexto territorial de uma manifestação do património imaterial.

Por Informação Técnica:

Pesquisa de materiais, suportes e técnicas usados na produção do bem (ex:papel, barro, madeira, pedra, tela, aguarela, corda seca, estampagem, etc.), bem como, no caso de produções em contexto industrial, à respetiva marca, modelo e n.º de série.

Por Data:

Pesquisa pela inserção de uma data ou um intervalo de tempo sempre em numeração árabe.

Pesquisa por Exposição

Permite recuperar as exposições online, de todos os Museus ou de um Museu, disponibilizadas na plataforma.

Pesquisa Avançada

A Pesquisa avançada permite o acesso aos conteúdos disponibilizados através da utilização dos critérios de pesquisa orientada mas usando o operador boleano (e), pelo que o resultado retornará todos os registos que contenham as seleções escolhidas, resultando num alargamento gradual dos resultados..

Resultado da Pesquisa e Visualização

Quando não são introduzidos quaisquer critérios de Pesquisa o resultado apresenta todos os registos existentes ordenados pela data de disponibilização, do mais recente para o mais antigo.

Os registos são apresentados em modo Álbum;

O painel de navegação indica por Pesquisa:

1 o número total de registos encontrado por Pesquisa

2 o número de registos a visualizar por página

3 número total de páginas com resultados e permite a navegação entre as referidas páginas

4 o ícone limpar filtros

No ecrã de resultados da Pesquisa, prevalece a ordenação das imagens por ordem alfabética da denominação/Título.

Cada registo é identificado através de imagem e da seguinte informação:

  • Denominação/Título;
  • n.º de inventário;
  • Autoria;
  • Datação;
  • Museu;

Pode selecionar um novo Modo de Visualização da informação clicando sobre “VER MAIS +”

Informação Detalhada

Ao clicar sobre a imagem de um bem tem acesso a nova página com a respetiva informação detalhada:

Património Móvel

Denominação/Título, Museu, N.º de inventário, Supercategoria, Categoria, Denominação/Título, Autor, Local de Execução, Centro de Fabrico, Oficina/fabricante, Entidade Emissora, Representante, Datação, Informação Técnica, Dimensões, Descrição, Origem/Historial, Incorporação

Quando disponíveis, outras informações sobre o bem são apresentadas, na mesma página, Exposições, Bibliografia, Multimédia; Informação associada, registos de inventário associados ao bem e elementos do conjunto a que o bem pertence.

Património Imóvel

Denominação, Museu, Categoria, Datação Descrição, Origem/Historial

Quando disponíveis, outras informações sobre o bem são apresentadas, na mesma página, Exposições, Bibliografia, Multimédia; Informação associada.

Património Imaterial

Denominação, Museu, Nº de inventário, Datação, Contexto Territorial, Contexto Termporal, Caracterização, Origem/Historial

Quando disponíveis, outras informações sobre o bem são apresentadas, na mesma página, Exposições, Bibliografia, Multimédia; Informação associada, registos de inventário associados à manifestação.

Fundo Documental

Denominação/Título, Museu, Nº de inventário, Autor, Descrição/Sinopse

Quando disponíveis, outras informações sobre o bem são apresentadas, na mesma página, Exposições, Bibliografia, Multimédia; Informação associada, registos de inventário associados ao bem e elementos do conjunto a que o bem pertence.