Técnica: Pintura a esmalte policromo sobre cobre. Madeira dourada. Contra-esmalte translúcido de tom castanho escuro nas zonas de acumulação
Dimensões (cm): Alt. 17,1 x Larg. 14,9 x Prof. 2
Descrição: Placa retangular perfurada em dois pontos no topo. Representação de Santa Ana, jovem, sentada com a cabeça coberta por véu branco. Traja túnica vermelha e manto amarelo. Mão por cima de Maria (Nossa Senhora, criança), que, à sua esquerda, com a cabeça nimbada com raios retos e ondeados alternados, a ouro, veste túnica vermelha e manto azul, pousa mão sobre livro no colo da mãe. A cena, sobre fundo castanho escuro, é cercada por duplo filete dourado liso e ondeado, moldura formada por friso branco oval, cercada por banda larga negra com enrolamentos de folhagem, realçada a ouro. Na extremidade inferior, banda branca com inscrição em maiúsculas.
Origem/Historial: Limoges, França.
Incorporação: Doação César Gomes / 1946
Centro de Fabrico: Limoges, França
Bibliografia
SANTOS, Ana Paula Machado: "Esmaltes de Limoges e Peninsulares em Portugal da Época Medieval à Época Moderna". CITECEM, Centro de Investigação Transdisciplinar, Cultura Espaço e Memória. Edições Afrontamento. Edição nº 1942. Porto, Dezembro de 2018
Exposições
Exposição temporária AZUL E OURO - ESMALTES EM PORTUGAL DA ÉPOCA MEDIEVAL À ÉPOCA MODERNA