Ficha de Inventário

Salva

  • Museu: Museu Quinta das Cruzes
  • Nº de Inventário: MQC 1626
  • Supercategoria: Arte
  • Categoria: Ourivesaria
  • Autor: Desconhecido (Ourives)
  • Datação: Século 16
  • Técnica: Prata dourada, relevada, incisa e cinzelada; articulação do pé com o prato através de sistema de rosca
  • Dimensões (cm): Alt. 8,3 x Diâm. 21,6
  • Descrição: Salva com pé, de covo côncavo enaltecendo os sete pecados capitais. Centro elevado partindo de medalhão central envolvido por vários anéis concêntricos, representando Lucrécia, através de busto feminino segurando punhal. Seguem-se vários frisos, uma tarja com sete representações de cabeças de animais, relevadas, legenda com a inscrição: "PERGVICA/SOBERBA/AVAREZA/LVXVRIA/IRA/GVLA/EMVEIA ", friso liso rebaixado, sete reservas, divididos por colunelos, onde estão representados os sete pecados capitais em relevo. A Preguiça surge representada através de figura masculina adormecida que repousa sobre burro, tendo por pano de fundo árvores. A Soberba é encarnada por figura masculina sentada sobre um dragão, com elemento arquitetónico de fundo. A Avareza alude a figura masculina tendo uma arca fechada em frente, segurando com uma das mãos cofre fechado e na outra, as chaves dos mesmos. Fundo com elementos arquitetónicos. A Luxúria é representada através de figura feminina que sentada sobre um porco se observa ao espelho, sobre fundo de árvores. A Ira faz referência a figura masculina que por detrás de um balcão agita sobre a cabeça um objeto; a figura é ladeada por um cão (?) e uma cabra. Fundo composto por elementos arquitetónicos. A Gula é descrita por uma figura feminina, frente a uma mesa, onde se encontram diversos elementos culinários. Dispostos lateralmente encontram-se também outros objetos relacionados com a mesa (jarros, taças), sobre fundo de elementos arquitetónicos. A Inveja é representada por figura feminina ladeada por dois macacos. É rematada por friso liso. Reverso do prato em negativo do relevo representado. Assenta em pé de base circular em forma tronco-cónica, com decoração incisa de formas geométricas.
  • Origem/Historial: Portugal
  • Incorporação: Legado João Wetzler / 1966
  • Centro de Fabrico: Lisboa

Bibliografia

  • Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Ourivesaria. 1.º volume. Do Românico ao Manuelino. Lisboa: IPCM/IPM, 1995
  • Palácio Nacional da Ajuda. Catálogo das Jóias e Pratas da Coroa.. Porto: Litografia Nacional, 1954
  • Roteiro de Ourivesaria. Quinta das Cruzes Museu. Funchal: SRTC/DRAC, 1984
  • SANTOS, Reynaldo dos; QUILHÓ, Irene - Ourivesaria Portuguesa Nas Colecções Particulares. Lisboa: s.e., 1974
  • SOUSA, Francisco Clode de - "Salva com pé". In Obras de Referência dos Museus da Madeira [cat. de exposição].. Funchal: SREC/DRAC, 2008
  • SOUSA, Francisco Clode de - "Salva com pé". In Obras de Referência dos Museus da Madeira [cat. de exposição].. Lisboa: IMC/DRAC, 2009
  • VIDAL, Manuel Gonçalves - Marcas de Contrastes e Ourives Portugueses. Vol. II. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1974

Exposições

  • Feitorias. L'art au Portugal au temps des Grandes Découvertes (fin XIVe siècle jusqu'á 1548)

    • Antwerpen, Koninklijk Museum
    • 29/9/1991 a 29/12/1991
    • Exposição Física
  • Obras de Referência dos Museus da Madeira. 500 anos de História de um Arquipélago

    • Lisboa. Palácio Nacional da Ajuda. Galeria de Pintura do Rei D. Luís I.
    • 21/11/2009 a 6/4/2010
    • Exposição Física
  • Obras de Referência dos Museus da Madeira

    • Funchal. Museu de Arte Sacra do Funchal
    • 1/4/2008 a 31/12/2008
    • Exposição Física

Multimédia

  • 5337_1_6191.jpg

    Imagem
  • 1125_1_6197.jpg

    Imagem
  • 2519_1_6192.jpg

    Imagem
  • 3181_1_6200.jpg

    Imagem
  • 5076_1_6198.jpg

    Imagem
  • 6246_1_6193.jpg

    Imagem
  • 6327_1_6201.jpg

    Imagem
  • 7392_1_6202.jpg

    Imagem
  • 8492_1_6195.jpg

    Imagem
  • 8685_1_6196.jpg

    Imagem
  • 9724_1_6199.jpg

    Imagem