Ficha de Inventário

Costume peculiar to some of the western Inhabitants of the Island

  • Museu: Museu Quinta das Cruzes
  • Nº de Inventário: MQC 1873
  • Supercategoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Desconhecido (Pintor)
  • Datação: 1801/1821
  • Suporte: Tela
  • Técnica: Óleo sobre tela
  • Dimensões (cm): Alt. 63,7 x Larg. 76,2
  • Descrição: Em primeiro plano representação de um casal de camponeses (vilão e viloa), caminhando. Vestem traje tradicional madeirense: a figura feminina com blusa branca sob o corpete e saia comprida que deixa antever os pés descalços e sapatos na mão esquerda; figura masculina com camisa branca, calças, jaqueta, botas e vara na mão direita, ambos com carapuça na cabeça. Transportam consigo animais (patos e ovelha).
  • Origem/Historial: Oficina de Henry Perlee Parker (Escola Inglesa). Esta pintura é idêntica a uma gravura intitulada "Costume peculiar to some of the western Inhabitants of the Island", com o n.º de inventário mqc 1528 e que integra um conjunto de 26 gravuras que pertencem ao Álbum "A History of Madeira with a series of twenty seven coloured engravings, illustrative of the costumes, manners, and occupations of the inhabitants of that Island". Editado por Rudolph Ackermann, em Londres em 1821, este álbum incluía textos de William Combe, tendo permanecido a autoria dos desenhos desconhecida [ver Bibliografia CAMACHO, 2009]. O título atribuído a esta pintura corresponde ao título impresso na gravura mqc 1528. O Museu Quinta das Cruzes possui uma outra pintura " Peasants going to the Market " (mqc 1874), que também tem correspondência nas gravuras do álbum editado por Rudolph Ackermann. No verso, a pintura apresenta a inscrição "[...] Parker/Portrait Painter/Nº 9 Brunswick Place/Newcastle". Esta informação refere-se ao pintor inglês Henry Perlee Parker (Davenport,1795- Londres, 1873), indicação confirmada pelo "Newcastle & Gateshead Directory" [ver bibliografia PARSON, 1827], em que se lista "Parker, Henry Perlee, portrait and animal painter, 9, Brunswick place.". Henry Perlee Parker, filho de Robert Parker, professor de desenho técnico e de marinhas, nasceu a 15 de março de 1795. O seu pai transmitiu-lhe os ensinamentos de Desenho que lhe permitiram iniciar a sua carreira de retratista em Plymouth. Não obtendo o sucesso esperado, e não conseguindo obter proventos económicos, Parker mudou-se em 1815 para Newcastle, onde conseguiu alcançar reconhecimento e se tornou um dos artistas mias conhecidos da região, nomeadamente através da pintura "Newcastle Eccentrics", um retrato de grupo de diversas figuras, que indicia a sua preferência pela representação de cenas populares, de mineiros, pescadores, contrabandistas, e que permaneceu uma das caraterísticas da sua obra. Em 1817 começou a expor em Londres, na Royal Academy e em 1841, tornou-se mestre de Desenho na Wesley College, em Sheffield, onde trabalhou até 1847, altura em que foi viver para Londres e onde morreu a 11 de novembro de 1873. Na análise a esta peça ressaltam dois aspetos relevantes: - numa análise comparativa desta pintura com as restantes obras conhecidas de Parker, conclui-se que existem similaridades com alguma da sua produção, nomeadamente ao nível das temáticas e a ausência de definição nos fundos. No entanto, ao nível do tratamento das figuras, as obras deste autor apresentam uma definição de pormenores (rostos e vestes) que o presente quadro não tem, o que poderia enquadrar esta pintura na sua oficina, mas realizada por um outro pintor. - por outro lado, o facto de existirem gravuras desta pintura, indicia que poderemos estar perante uma encomenda para "reprodução gráfica" e não uma obra final, o que então justifica a ausência dos detalhes. São conhecidas algumas gravuras publicadas por Rudolph Ackermann (o editor do álbum "A History of Madeira") feitas a partir de obras de Henry Perlee Parker, o que pressupõe uma relação entre os dois e que poderia levar à encomenda destes quadros ao artista. Recentemente foi colocada à venda numa leiloeira inglesa uma outra pintura intitulada "The New Recruits" que parece pertencer a esta série e que tem correspondência na gravura "Drilling" (mqc 1531). Ainda no verso, a pintura possui uma etiqueta da "THE ROWLEY GALLERY LTD/ESTABLISHED IN KENSINGTON SINCE 1898/ [Desi]gners & Craftsmen/[FRAME] MAKERS/[KESIN]GTON CHURCH [...]ET, W 8 - 01-727 6" (impressa) e (3) Etiqueta "4[...]". A Rowley Gallery, estabelecida em 1898 (e ainda hoje em funcionamento), é uma firma de molduras e de outros trabalhos especializados em madeira, situada em Kensington (Londres). Na sua história, a firma conta com diversas vicissitudes, que incluem o bombardeamento da loja em 1940 (II Guerra Mundial) e a sua reabertura, em 1967, na morada "115 Kensington Church Street, telephone 01-727 6495", conforme informação da etiqueta que se encontra na pintura. Assim, conclui-se que a pintura foi re-emoldurada entre os anos de 1967-68, provavelmente antes de ter sido colocada à venda.
  • Incorporação: Aquisição Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal / 1968

Bibliografia

  • BÉNÉZIT, E. - "PARKER (Henry Perle)". In Dictionnaire critique et documentaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Graveurs, Tomo VIII,. Paris: Librairie Gründ, 1976
  • CAMACHO, Ana Margarida Sottomayor Araújo - "Drilling". In Obras de Referência dos Museus da Madeira [cat. de exposição].. Lisboa: IMC/DRAC, 2009
  • PARSON, WM.; and WHITE, WM. - "Newcastle & Gateshead Directory". In History, Directory, and Gazetteer of the Counties of Durban and Nothumberland and the Towns and Counties of Newcastle-Upon-Tyne. Vol. I.. Newcastle: Edward Baines and son, 1827
  • SILVA, António Ribeiro Marques da - "Viajando com Ackermann". In Islenha. N.º 10. Funchal: D.R.A.C., Jan-Jun 1992

Multimédia

  • 6262_1_11220.JPG

    Imagem
  • 6712_1_11219.JPG

    Imagem
  • DSC05853.JPG

    Imagem
  • DSC05854.JPG

    Imagem
  • DSC05855.JPG

    Imagem
  • DSC05857.JPG

    Imagem
  • DSC05858.JPG

    Imagem
  • DSC05859.JPG

    Imagem
  • DSC05860.JPG

    Imagem
  • DSC05861.JPG

    Imagem
  • DSC05862.JPG

    Imagem
  • DSC05863.JPG

    Imagem
  • DSC05864.JPG

    Imagem