Técnica: Madeira entalhada em baixo-relevo, estofada, policromada e dourada. Pintura a têmpera
Dimensões (cm): Alt. 20,6 x Larg. 14,5 x Prof. 4,8
Descrição: Oratório portátil, em forma de caixa rectangular com tampa, que se abre como um livro. No interior, representação de Nossa Senhora com o Menino Jesus ao colo, inferiormente ladeada por São Bernardino de Siena (?) e Santa Clara(?), em baixo-relevo, policromado e dourado, envolvidos por nicho em arco de volta perfeita. Nossa Senhora está posicionada a 3/4, sentada sobre nuvens, pés sobre cabeça anjo alado.
São Bernardino de Siena (?) está representado com mitra junto aos seus joelhos, segurando báculo que se liga à mão do Menino. Santa Clara, também ajoelhada, segura ceptro que se estende à mão esquerda da Virgem.
Tampa, articulada por dois gonzos que se fecha por sistema de gancho. No reverso, apresenta pintura de coração flamejante, atravessado por seta (sagrado coração), inserido em cartela, sobre fundo escuro.
Origem/Historial: Portugal.
Este oratório, de evidente cariz missionário, pertenceu a uma Ordem Franciscana. Possivelmente encontra-se relacionado como culto ambulatório.
Incorporação: Doação César Gomes / 1946
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
FRANCO, Anísio - "Do Oriente até à Madeira" In Arte Ibérica, nº 30: Dezembro 1999
SOUSA, Francisco Clode de - "Oratório" in A Madeira na Rota do Oriente. Lisboa: Secretaria Regional do Turismo e Cultura/D.R.A.C., 1999
SOUSA, Francisco Clode de - In A Madeira nas Rotas do Oriente. Funchal: CMF/C.C. 500 Anos Funchal/DRAC, 2005