Técnica: Madeira entalhada, torneada, dourada e pintada com embutidos; ferro forjado, recortado e vazado
Dimensões (cm): Comp. 103 x Alt. 155,5 x Larg. 46
Descrição: Móvel de conter/escrever/aparato. Peça formada por dois corpos (fábrica e trempe). Corpo superior constituído por caixa de forma paralelipipédica com duas tampas, uma superior que apoia sobre galeria formada por arcaria de bilros e a frontal que serve de escrivaninha. Exteriormente decorado com elementos metálicos recortados, vazados sobre tecido de veludo e fechado por ferrolho simples de espelho em forma de escudo recortado e vazado.
A fachada da fábrica apresenta em eixo, onze gavetas, um nicho central fechado com porta decorada por estrutura arquitetónica dourada de frontão interrompido, apoiado por colunelos que molduram a pintura que representa Santa Catarina de Alexandria; um escaninho aberto e dois nichos com porta de decoração entalhada com heráldica.
Frente das gavetas decorada com embutidos que formam motivos geométricos, apresentando também puxadores em ferro forjado. Reverso do tampo em eixo, cruz de assento rodeada por quatro estrelas de
David embutidas de diferentes materiais. Tampo superior apresenta decoração semelhante.
A fábrica assenta em trempe de "pé de ponte", sobre patins, constituída por dois pares de pernas de secção quadrangular com a secção dianteira entalhada com baixo-relevo "encadenate", travada por ponte constituída por oito colunas da ordem toscana. Os tirantes de apoio ao tampo são rematados por quadrado com motivos de estrela de oito pontas entrelaçada com flor estilizada no centro.
Origem/Historial: Peça proveniente do Sul de Espanha (Vargas?) de influência hispano-mourisca da época moçárabe, pela junção de elementos árabes com cristãos.
Incorporação: Aquisição Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal / 1952
Centro de Fabrico: Espanha
Bibliografia
FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português A Centúria de Quinhentos. vol. II. Porto: Lello & Irmão - Editores, 1990