Técnica: Porcelana branca, rodada, pintada a azul-cobalto, a vermelho-ferro sob o vidrado chamado ko-imari e ouro sobre o vidrado
Dimensões (cm): Alt. 13,2 x Diâm. 30,8
Descrição: Taça, poncheira. Peça rodada em porcelana branca pintada a esmaltes polícromos ditos Imari chinês. Forma arredondada de paredes inclinadas que se abrem para o exterior. Apresenta pé alto recuado. Decoração na parede exterior, cena de jardim com rochedo e cerca, peónia e ramos de flor de pessegueiro, onde se ergue um faisão. No interior, côvo com pintura de ramo de flores, rematado no bordo por cercadura de reticulado chinês em alternância com formas triangulares a vermelho-ferro, decoradas com desenho gráfico a dourado.
Origem/Historial: China. Dinastia Qing. Reinado Qianlong (1736-1795). Louça dita Companhia das Índias.
O Estilo Imari chinês nasceu da cópia dos modelos de porcelana japonesa de Arita (kyushu) exportada com grande sucesso para a Europa. Christian Jörg afirma que parte da porcelana de Arita deve ter sido negociada pelos chineses em Nagasaki, e exportada para Cantão, Macau e Batávia, e destes para a Europa por mercadores europeus.
Os registos holandeses, descrevem que as peças de decoração Imari no Japão, são cópias das peças de prata holandesas, encomendadas pela V.O.C - Companhia das Índias Orientais, produzidas a partir do século 17.
Incorporação: Doação César Gomes / 1946
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
SOUSA, Francisco Clode de - "Taça". In A Porcelana da China. Colecção do Museu Quinta das Cruzes. Funchal: DRAC, 2005
Exposições
A Porcelana da China. Colecção do Museu Quinta das Cruzes