Descrição: Representação do momento de descida de Cristo da cruz. Em primeiro plano, com incidência de luz, Cristo morto estendido, envolto em lençol branco, rodeado por S. João Evangelista, Nossa Senhora e Santa Maria Madalena que choram e se debruçam sobre Ele. À frente no chão, dois pregos, a coroa de espinhos e placa branca com a inscrição "I.N.R.I".
Em segundo plano, na "escuridão", a haste da cruz sendo que do lado esquerdo a representação de Nicodemos e S. José e do lado direito duas mulheres com as cabeças cobertas por manto e véu, de mãos postas.
A pintura está colocada sobre o altar da capela de Nossa Senhora da Piedade da Quinta das Cruzes, inserida numa estrutura retabular em pedra esculpida, policromada e dourada; moldura em madeira com friso entalhado e dourado.
Origem/Historial:
A pintura, e restante estrutura retabular, foram provavelmente encomendados aquando da construção da capela datada de 1692 (segundo a inscrição do pórtico) e posteriormente instituída em 1695. A capela foi erigida por Francisco Esmeraldo Correia Henriques e encontra-se localizada no extremo sul do espaço ajardinado.
Uma pintura muito semelhante a esta, com a mesma representação iconográfica, pintada por Bento Coelho da Silveira encontra-se no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.
Incorporação: Encomendada de raiz para a Capela de Nossa Senhora da Piedade da Quinta das Cruzes / século XVII
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
Bento Coelho e a Cultura do seu Tempo 1620-1708 [cat. de exposição]. Lisboa: MC/IPPAR, 1998
RÉAU, Louis - Iconografia del arte cristiano. Iconografía de la Biblia - Nuevo Testamento. Tomo 1/vol. 2. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1996
SALDANHA, Nuno - "Bento Coelho e a Cultura do seu Tempo". In Arte Ibérica. N.º 14. Lisboa: Maio 1998
"Capela de Nossa Senhora da Nossa Senhora da Piedade". (2016). Projeto "Capelas ao Luar": DRC/DSMPC. Funchal.