Descrição: Cena campestre, ilustrando uma Feira de gado. O primeiro plano divide-se em dois campos: do lado direito, um grupo de cabras e carneiros; do lado esquerdo, um grupo de duas camponesas sentadas tendo por perto um cão. Um pouco mais atrás, figura masculina montada a cavalo. Em plano intermédio, ao centro, lona montada em forma de cobertura, rodeada por alguns animais (vacas, vitelos e cavalos) e grupos de camponeses, destacando-se, à frente uma figura masculina que repousa sentada. Em plano de fundo, do lado direito, vislumbra-se um aglomerado compacto de pessoas e animais. Profusa vegetação enquadra a cena representada.
Origem/Historial: Portugal. Nos arquivos do Museu Quinta das Cruzes, existe uma carta com informações prestadas pelo doador César Filipe Gomes sobre algumas peças da colecção por ele cedida. Neste documento e no que se refere à pintura com o nº de inv. 255, possui a indicação " (Feira de Anunciação) Comprada no Palácio de S. Pedro. Pertenceu ao Conde de Carvalhal. O da Madeira, idem".
Incorporação: Doação César Gomes / 1946
Bibliografia
FRANÇA, José Augusto - O Romantismo em Portugal, 3ª ed.. Lisboa: Livros Horizonte, Lda., 1999
PAMPLONA, Fernando de - "Anunciação (Tomás José da)", in Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal, ed. dirigida e prefaciada por Ricardo do Espírito Santo Silva, vol. I. Lisboa: s.e., 1954
SOUSA, Francisco Clode de - "A propósito de três obras de Tomás da Anunciação", in Islenha, Nº 2. Funchal: Jan.-Jun. 1988
Tomás da Anunciação. Chefe do Romantismo, int. de Diogo de Macedo,Colecção Museum, 2ª Série, Nº 5. Lisboa: ed. do Museu Nacional de Arte Contemporânea, 1955
MACEDO, Diogo de: “Cadernos de Arte II Tomás José da Anunciação”. Lisboa, 1951. Casa Figueira, Livraria e Agência de Revistas e Jornais. Ed. «Exclesior».