Descrição: Retrato do Brigadeiro Jorge Frederico Lecor a meio corpo, sentado em cadeira de costas ornamentada com elementos decorativos a dourado, sobre fundo escuro, com olhar frontal. Veste traje militar, com duas insígnias da Ordem Militar de Avis rematadas pelo Sagrado Coração de Jesus ao peito. Mão dentro da casaca e outra sobre cinto vermelho com elementos dourados, braço encostado sobre a mesa destacando-se recipiente metálico com pena branca.
Origem/Historial: Portugal. O Brigadeiro Jorge Frederico Lecor, foi comandante do Batalhão de Artilharia do Funchal entre 1814/15 e 1822. As insígnias da Ordem Militar de Avis que ostenta ao peito foram-lhe atribuídas durante o seu serviço militar.
"seguio, como seu irmão [o Barão de Laguna] a profissão das armas, fez a campanha do Rouissillon em 2.º Tenente do Regimento de Artilharia de Faro; em 1809 foi promovido a Major Ajudante de Ordens do Conde de Serzedas, Governador e Capitão General da Índia, pelo qual, em 1810, foi nomeado Governador de Damão. Voltou em 1813 ao Rio de Janeiro, no posto de Coronel, e em 1815 foi promovido a Brigadeiro Comandante do Corpo de Artilharia da Ilha da Madeira, onde faleceu (...)". [ver bibliografia PINTO, p. 74].
Outros dados biográficos:
Filho de Louis Pierre Lecor e D. Quitéria Luísa Marina Krusse (casados na paróquia de Santos-o-Velho a 03.02.1761), e sobrinho de Carlos Frederico Krusse e D. Vitória Berarda Marciana Krusse.
Teve 4 irmãos: Carlos Frederico (Lisboa, 1764); João pedro (Lisboa, 1766); António Pedro (Lisboa, 1768); Jorge Frederico (local e data desconhecidos); e Maria Leocádia Leonor (local e data desconhecidos).
O irmão mais velho, Carlos Frederico Lecor, foi o primeiro e único barão da Laguna por Portugal e primeiro barão com grandeza e visconde com grandeza da Laguna pelo Brasil.
A composição da pintura segue o esquema de outras do mesmo pintor, e em que o retratado figura sentado, sobre um fundo neutro, ou de formas esbatidas (com cortinas e mesas), tendencialmente com o corpo reclinado ¾ à direita e cabeça em posição frontal.
No entanto a pintura em análise é demonstrativa de uma fase mais cuidada do autor, também constatável no Retrato de Florêncio José Correia de Melo, por oposição à sua fase final, de linhas mais esbatidas e traços uniformes na definição dos rostos.
Incorporação: Aquisição Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal / 1956
Centro de Fabrico: Desconhecido
Bibliografia
JESUS, Júlio - Joaquim Manuel da Rocha: Joaquim Leonardo da Rocha: pintores dos séculos XVIII/XIX. Lisboa: Tipografia Gonçalves, 1932
NASCIMENTO, João Cabral do - "Criação e funcionamento da aula de desenho e pintura do Funchal". In Arquivo Histórico da Madeira. Vol. IV. Funchal: Ed. Arquivo Distrital do Funchal, 1934-35
PAMPLONA, Fernando de - "ROCHA (Joaquim Leonardo da)", in Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal, ed. dirigida e prefaciada por Ricardo do Espírito Santo Silva, vol. III. Lisboa: s.e., 1954
PINTO, Albano da Silveira - Resenha das Famílias Titulares e Grandes de Portugal, vol. II, 2.ª ed.. Lisboa: Empreza Editora de Francisco Arthur da Silva, 1991
RODRIGUES, Ana Kol - "Retrato do Brigadeiro Jorge Frederico Lecor". In Obras de Referência dos Museus da Madeira [cat. de exposição]. Funchal: DRAC/SREC, 2008
RODRIGUES, Ana Kol - "Retrato do Brigadeiro Jorge Frederico Lecor". In Obras de Referência dos Museus da Madeira [cat. de exposição].. Lisboa: IMC/DRAC, 2009
SILVA, P.e Fernando Augusto da; MENESES, Carlos Azevedo de - "Rocha (Joaquim Leonardo da)" in "Elucidário Madeirense", volume II, 4ª ed.. Funchal: ed. Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1978
Exposições
Obras de Referência dos Museus da Madeira. 500 anos de História de um Arquipélago
Lisboa. Palácio Nacional da Ajuda. Galeria de Pintura do Rei D. Luís I.